Novo Bilhete Único de crédito para o endividamento em massa
Fotos: cassimano. Alguns direitos reservados
O jornal Agora informa que em dois anos funcionará em São Paulo um bilhete de transporte metropolitano capaz de realizar compras à crédito.
O Bilhete Único-Cartão de Crédito é o mais recente exemplo da lógica do lucro no sistema de transporte público em vigor no Estado de São Paulo e em sua capital.
Por aqui, lucrar com a massa que utiliza o transporte público é tarefa tão corriqueira quanto destinar a maioria dos esforços e verbas ao transporte privado.
Ao contrário do entendimento da população, “transporte de qualidade” e “expansão” não significam conforto, cumprimento de horários, segurança e expansão da rede de transporte.
A admistração pública da cidade limpa entende que a exibição de novelas nos ônibus faz parte dos investimentos em transporte. Afinal, enquanto o sujeito mofa no ônibus, ele merece assistir a uma novelinha e algumas propagandas das Casas Bahia. E, claro, quando for fazer a segunda baldeação no terminal, apreciar as ofertas de celulares e curso profissionalizantes.
Cinco anos se passaram desde a implantação do Bilhete Único e quem ficou com o mico da integração metropolitana foram os milhões de moradores das cidades vizinhas que trabalham e estudam em São Paulo. Eles continuam pagando duas vezes pelo transporte, caso embarquem em ônibus de “sistemas” diferentes.
Sabe como é, são empresas separadas. Fora de São Paulo a EMTU tem a chave do cofre; na capital, a chave é da SPTrans. Integrar os dois bilhetes de passagem na catraca é “muito complexo”, dizem os técnicos.
Com a idéia de emprestar dinheiro privado a juros através do cartão de transporte público, tudo se torna viável. Segundo o jornal Agora, a licitação sai ainda esse ano.
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Não conseguem integrar as catracas das redes metropolitanas de transporte, mas conseguem integrar a maquininha de CC? É, assim fica difícil.
Vinicius Duarte
agosto 27, 2009 at 15:54
Pelo menos não vai ter uma propaganda da Honda, como já foi cogitado…
nitchka10
agosto 27, 2009 at 22:59
Me corrijam se estou errado…
No começo do mês carrego X reais, para usar transporte público o mês inteiro.
O dinheiro fica em poder da administradora.
No decorrer do mês vou usando os créditos gradualmente.
No final do mês. a administradora repassa o dinheiro para a empresa de ônibus, conforme os passageiros que transportou.
E idéia minha ou alguem está ficando com todo esse dinheiro parado o mês inteiro, trabalhando com ele, e ganhando em cima disso obviamente?
XpK
agosto 28, 2009 at 9:40
Acredito que eles validando o Bilhete unico como Vale Refeição irá ajudar muitas pessoas que acabam ficando com dinheiro parado no bilhete.
Viviane
setembro 30, 2009 at 10:39
[…] Grande política de transporte: banquinho e violão. Ótimo! Se esta política avançar já estou vendo o sucesso de, quem sabe, uma “secretária do teatrinho de transporte”. Estaria em perfeita sintonia com recentes os importantes avanços da área, como a novelinha no busão e o Bilhete único do endividamento. […]
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novembro 17, 2009 at 11:42