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Novo Bilhete Único de crédito para o endividamento em massa

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Fotos: cassimano. Alguns direitos reservados

O jornal Agora informa que em dois anos funcionará em São Paulo um bilhete de transporte metropolitano capaz de realizar compras à crédito.

O Bilhete Único-Cartão de Crédito é o mais recente exemplo da lógica do lucro no sistema de transporte público em vigor no Estado de São Paulo e em sua capital.

Por aqui, lucrar com a massa que utiliza o transporte público é tarefa tão corriqueira quanto destinar a maioria dos esforços e verbas ao transporte privado.

Ao contrário do entendimento da população, “transporte de qualidade” e “expansão” não significam conforto, cumprimento de horários, segurança e expansão da rede de transporte.

A admistração pública da cidade limpa entende que a exibição de novelas nos ônibus faz parte dos investimentos em transporte. Afinal, enquanto o sujeito mofa no ônibus, ele merece assistir a uma novelinha e algumas propagandas das Casas Bahia. E, claro, quando for fazer a segunda baldeação no terminal, apreciar as ofertas de celulares e curso profissionalizantes.

Cinco anos se passaram desde a implantação do Bilhete Único e quem ficou com o mico da integração metropolitana foram os milhões de moradores das cidades vizinhas que trabalham e estudam em São Paulo. Eles continuam pagando duas vezes pelo transporte, caso embarquem em ônibus de “sistemas” diferentes.

Sabe como é, são empresas separadas. Fora de São Paulo a EMTU tem a chave do cofre; na capital, a chave é da SPTrans. Integrar os dois bilhetes de passagem na catraca é “muito complexo”, dizem os técnicos.

Com a idéia de emprestar dinheiro privado a juros através do cartão de transporte público, tudo se torna viável. Segundo o jornal Agora, a licitação sai ainda esse ano.

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Written by panopticosp

agosto 27, 2009 às 13:06

Publicado em transporte

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5 Respostas

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  1. Não conseguem integrar as catracas das redes metropolitanas de transporte, mas conseguem integrar a maquininha de CC? É, assim fica difícil.

    Vinicius Duarte

    agosto 27, 2009 at 15:54

  2. Pelo menos não vai ter uma propaganda da Honda, como já foi cogitado…

    nitchka10

    agosto 27, 2009 at 22:59

  3. Me corrijam se estou errado…

    No começo do mês carrego X reais, para usar transporte público o mês inteiro.

    O dinheiro fica em poder da administradora.

    No decorrer do mês vou usando os créditos gradualmente.

    No final do mês. a administradora repassa o dinheiro para a empresa de ônibus, conforme os passageiros que transportou.

    E idéia minha ou alguem está ficando com todo esse dinheiro parado o mês inteiro, trabalhando com ele, e ganhando em cima disso obviamente?

    XpK

    agosto 28, 2009 at 9:40

  4. Acredito que eles validando o Bilhete unico como Vale Refeição irá ajudar muitas pessoas que acabam ficando com dinheiro parado no bilhete.

    Viviane

    setembro 30, 2009 at 10:39

  5. […] Grande política de transporte: banquinho e violão. Ótimo! Se esta política avançar já estou vendo o sucesso de, quem sabe, uma “secretária do teatrinho de transporte”. Estaria em perfeita sintonia com recentes os importantes avanços da área, como a novelinha no busão e o Bilhete único do endividamento. […]


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