Recomendação da Fiat para o fim de semana
A auto-regulamentação publicitária é uma maravilha.
Numa reunião você e seus colegas publicitários decidem criar um código de conduta para “evitar excessos”. Decidem, por exemplo, que:
Não se permitirá que o anúncio contenha sugestões de utilização do veículo que possam pôr em risco a segurança pessoal do usuário e de terceiros, tais como ultrapassagens não permitidas em estradas, excesso de velocidade (…)
Escrevem uma série de outras normas. Toda vez que o Estado, zelador dos interesses do cidadão, questiona os anunciantes e afirma que determinadas propagandas causam dano à sociedade, os auto-regulamentados gritam contra a “censura prévia”, afirmam a democracia e reclamam liberdade criativa.
Querem que acreditemos que VELOCIDADE é apenas um recurso criativo dos anúncios e não tem nada a ver com dirigir um automóvel em alta velocidade. Afinal, o recurso de associar emoção, perigo, velocidade e poder ao automóvel, nunca foi usado para vender carros.
Para poupar os auto-regulamentados, já vamos deixar a resposta que nos dão toda vez que são questionados: numa democracia os cidadãos são livres para escolher seus produtos e decidir como usá-los. A peça em questão se refere à velocidade de atendimento da instituição bancária. Os censores de plantão enxergam excessos em todas as obras, isso é censura e não podemos permitir isso num país como o Brasil.
Relacionados:
Novo Fiat Palio: a emoção está aqui
Dirija fora da linha
CONAR aceita campanha da Volks que ridiculariza preocupação com velocidade
Não reduzir na lombada é hilário, aceita CONAR
[…] Recomendação da Fiat para o fim de semana Novo Fiat Palio: a emoção está aqui […]
Tá com pressa? Compre um Fiat “turbinado” e passe por cima « Panóptico
abril 11, 2009 at 14:31
[…] que invadem a pista exclusiva na tentativa de fazer valer a teoria da qual foram convencidos pelo marketing e até pelo cinema: a de que o carro é um meio de transporte rápido nas grandes cidades. Não […]
Teste comprova: corredor de ônibus é mais rápido que carro | + Vá de bike! +
abril 28, 2009 at 19:35
[…] que invadem a pista exclusiva na tentativa de fazer valer a teoria da qual foram convencidos pelo marketing e até pelo cinema: a de que o carro é um meio de transporte rápido nas grandes cidades. Não […]
Teste comprova: ônibus no corredor é mais rápido que carro | + Vá de bike! +
abril 28, 2009 at 19:36