Panóptico

Tá com pressa? Compre um Fiat “turbinado” e passe por cima

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Não é só turbo. É turbinado

A Fiat buscando seu público jovem vai direto ao ponto e não deixa dúvidas de que o gosto pela velocidade continua sendo um dos apelos mais fáceis para vender carros.

Dedicar produtos a jovens universitários endinheirados é um dos constantes esforços da indústria automobilística. Conquistar esse público não é apenas incrementar a venda de esportivos, pois estas representam uma fatia muito pequena das vendas totais. Seduzir este público “classe A” significa garantir que as mentes de jovens, digamos, menos favorecidos financeiramente permaneçam cheias de imagens velozes.

Os jovens formadores de opinião vão para descoladas praias em coloridos carros esportivos, levando pranchas caras. Descansam em belas pousadas com suas garotas saradas – “trip girls”. São bonitos e felizes.

Nos auxiliares, assistentes, supervisores e demais mortais, não tão bonitos, não tão ricos, não tão sarados, em resumo, não tão “turbo”, permanece implantado em algum canto do cérebro esta imagem de felicidade.

Graças a um conjunto de propagandas, brinquedos, desenhos e entretenimento voltados ao prazer da velocidade, a associação desta vida ideal, alegre e contente com a posse de um carro esportivo é quase direta.

Apressado para o trabalho. Versão 1.4
Apressado para um jantar com a namorada. Versão 1.8
Apressado para o jogo do seu time. Versão T-jet.

Reforçar os preconceitos da sociedade é um caminho fácil para os publicitários. Pega-se o que há de pior, dá-se um tom de humor e pronto, basta reproduzir a mensagem, ajudando a tornar certo comportamento ainda mais nocivo.

Colocar o time de futebol como mais importante do que a namorada é a piada sem graça da vez.

Estimular a velocidade para dar conta da pressa de cumprir compromissos é um sinal claro de desprezo às milhares de mortes violentas causadas pelo efeito “turbo”.

Toda esta publicidade é auto-regulamentada. Portanto, fique tranquilo. Os publicitários cuidam do que é veiculado à população.

Não se permitirá que o anúncio contenha sugestões de utilização do veículo que possam pôr em risco a segurança pessoal do usuário e de terceiros, tais como ultrapassagens não permitidas em estradas, excesso de velocidade (…) Fonte: Código CONAR

Recomendação da Fiat para o fim de semana
Novo Fiat Palio: a emoção está aqui

Written by panopticosp

abril 11, 2009 às 14:31

Publicado em publicidade, transporte

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7 Respostas

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  1. propaganda idiota voltada para o público masculino acéfalo.

    Vendedor de Bananas

    abril 13, 2009 at 1:34

  2. Publicitários são coisa do capeta!

    Tio Deive

    abril 13, 2009 at 10:47

  3. […] Quem sabe, talvez a próxima geração me compreenda…ou não, se depender disso aqui! […]

  4. O melhor do brasil é o brasileiro.

    William

    abril 18, 2009 at 18:20

  5. Na França, aconteceu um lance interessante nas antigas…Usaram um aparelho chamado guilhotina e cortaram algumas cabeças de figuras ilustres…as que não tiveram a cabeça cortada tiveram a chance de testar a Lei da Gravidade da janela de seus palácios (e sem o uso de para-quedas!).
    Que sirva de inspiração aí no Brasa…

    Gabba

    abril 26, 2009 at 12:48

  6. […] meio de transporte rápido nas grandes cidades. Não percebem que essa afirmação é parte de um argumento de venda, uma falácia martelada continuamente nos ouvidos e mentes dos consumidores até que seja […]


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