Panóptico

Higiene na pólis

with 10 comments

O governo desistiu da estação de metrô Higienópolis na Av. Angélica, no meio do bairro nobre paulistano. Após pressão dos moradores e comerciantes do bairro, que não querem “gente diferenciada” circulando pela área, a estação deve ficar próxima ao Estádio do Pacaembu.

“Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada…”

Disse a psicóloga Guiomar Ferreira, 55, enquanto comprava na tradicional Bacco’s Vinhos da rua Sergipe (FSP, 13/08/2010)

A multidão de funcionários, empregados domésticos, porteiros, seguranças, babás e toda gente que vem de longe para cuidar da vida das famílias do bairro, ficou na mão. Simplesmente porque o governo do Estado não está interessado na cidade como um todo e prefere não desagradar meia dúzia de higienistas.

Pois solta o proibidão, o pagode, o churrasco e a cerveja que esta gente diferenciada tá chegando. Este sábado, dia 14, às 14h, em frente ao Shopping Higienópolis.

>>> Não deixe de ler o sensacional texto de Marcelo Rubens Paiva sobre o assunto: Allons enfants

Written by panopticosp

maio 11, 2011 às 16:57

10 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] notícia de que o governo paulista desistiu de construir uma estação de metrô em #Higienópolis, após abaixo assinado de 3500 moradores do bairro de classe alta de São Paulo que não querem […]

  2. por mim que fiquem sem metrô… de preferência sem porteiros nem domésticas, seria uma boa.

    matiasmm

    maio 12, 2011 at 12:35

  3. […] decision of the brazilian State government not to build a subway station in #Higienopolis [pt], after 3500 residents of the upscale neighborhood of Sao Paulo undersigned a petition against […]

  4. Acho errado devolver preconceito e discriminação com mais preconceito e discriminação. No entanto, a provocação a seguir é irrefutável pra mim: a julgar pelos inúmeros noticiários existentes em que jovens de classe média e alta espancam mendigos, empregadas domésticas e gays, melhor não construir o metrô em Higienópolis. Para o bem dos mendigos e “gente diferenciada” em geral. Sou de Itaquera e nem penso em andar por aquelas paradas. Deixo para a gente “comum”.

    Edgar Rocha

    maio 12, 2011 at 16:11

  5. Quando soube liguei correndo pra minha mãe: somos diferenciadas! Chegou nossa vez =)

    Charô

    maio 13, 2011 at 16:55

  6. Lendo o texto recomendado.

    …feliz dos que tem a “sorte” de ter metrô em casa. Ele anda chegando perto daqui de casa e em breve terei de sair. O metrô me persegue desde os 6 anos. Sempre que ele chega, tenho de mudar. =(

    Charô

    maio 13, 2011 at 16:58

  7. […] aos “trending topics” com as hashtags #Higienopolis e #GenteDiferenciada. O termo espalhou-se na rede depois da publicação de uma entrevista sugerindo que o metrô acarretaria a chegada de […]

  8. Ótimo como sempre, Panóptico.

    Aproveitando q vc citou o Marcelo Rubens Paiva, também fiz isso recentemente em uma série que, creio eu, você pode apreciar. Fica o link do primeiro texto: http://incautosdoontem.opsblog.org/2011/04/28/muros-ironia-e-espaco-publico-parte-i-%E2%80%93-os-muros-de-marcelo-rubens-paiva/

    Abraços.

    Ulisses Adirt

    maio 16, 2011 at 15:08

  9. […] trending topic with the hashtags #Higienopolis and #GenteDiferenciada (different people). The term spread on the web after the publication of an interview suggesting that the subway would lead to the arrival of […]

  10. É triste o nível intelectual do do no deste site. É um baixo nível intelectual. É o tipo de gente que distorce informação.
    Se misturar à drogados, maconheiros, vagabundos é ruim. Em outra linha de argumento (argumento pessoal), também se misturar com essa ralé que curte funk no som automotivo, curte andar feito vida loka por aí, curte sujar as vias públicas, é ruim também.
    Tanto os primeiros, que são diferenciados, quanto os segundos, que também são ojerizante para mim, são pessoas que devem ser mantidas longe!!!

    Em relação ao teu nível intelectual, percebi que é diferenciado…

    villa

    outubro 23, 2015 at 0:12


Deixe um comentário