Panóptico

A cidade não é isso que está aí, a cidade é outra coisa

with 6 comments

Numa rua tranquila um carro prateado desliza pela curva que leva a uma estrada ensolarada. De um bosque florido é que surge um garotinho numa bicicletinha; de encontro aos pais orgulhosos, ele e o cão de pêlo macio comemoram um dia ao ar livre.

A cidade dos comerciais de automóveis e dos panfletos imobiliários é bem diferente daquela na qual vivemos todos os dias. Praças sem bancos, jardins de espinhos, cafés onde não é preciso deixar claro que ali é proibido se demorar sentado, pipoqueiros correndo da polícia e, claro, carros, muitos carros.

Sendo a copa do mundo um evento publicitário, natural que a cidade das redes de televisão seja festiva, vibrante, alegre e qualquer outra palavra que venha à cabeça do Galvão.

Bêbados em carros do tamanho de caminhões, buzinas desesperadas agonizando no trânsito e empurra-empurra no metrô são parte de uma realidade que não cabe no panfleto esportivo.

O jogo começa e junto uma cidade diferente. Durante poucas horas, as ruas se esvaziam e o tempo parece passar mais devagar. Um par de 45 minutos mostra que uma outra cidade possível.

Se o futebol, orgulho do nosso país, costuma nos envergonhar e a memória do “futebol-arte” frequentemente tem que ser acionada pelos fãs; com São Paulo não é diferente, os “tempos passados” são aqueles para onde a maioria corre quando quer falar algo positivo de seu lar.

Sugestões à seleção de Dunga não faltam. Todos sabemos que a coisa poderia ser diferente, mais divertida e melhor. São Paulo também não precisa ser assim.

Relacionados:
Brasil 3 X 0 Chile, apocalipse motorizado
Brasil 2 X 1 Coréia do Norte, apocalipse motorizado
Brasil 3 X 1 Costa do Marfim, apocalipse motorizado
Brasil 0 X 0 Portugal, apocalipse motorizado

Written by panopticosp

junho 28, 2010 às 20:48

Publicado em transporte

Tagged with , , ,

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] Encontrado aqui. […]

  2. Love lane foi ótimo!! 🙂

    João Lacerda

    junho 29, 2010 at 11:10

  3. […] gente que se divertiu nessa hora mágica você vê aqui e […]

  4. Gostei, e muito, do seu blog! Boas matérias, bem feitas!

    Tulio Kengi Malaspina

    agosto 17, 2010 at 17:47

  5. […] A cidade não é isso que está aí, a cidade é outra coisa (Panóptico) […]

  6. […] A cidade é outra coisa […]

    Da ditadura do carro «

    novembro 1, 2010 at 8:51


Deixe um comentário