Panóptico

Após excesso de público, audiência da Nova Luz será longe do centro

with one comment

No último dia 14, a Rua Santa ifigênia, maior centro de comércio de eletrônicos do país, baixou as portas às 15h. O comércio do entorno, incluindo o de motos, também fechou em protesto. Os comerciantes, funcionários e moradores da área estão aflitos e indignados com os rumos do projeto de revitalização do bairro.

Mesmo com a pesada chuva que caiu no centro, mais de mil pessoas manifestaram sua discordância com o projeto Nova Luz e a concessão urbanística que pretende demolir cerca de 30% do bairro da Santa Ifigênia, na República.

Como lembraram os manifestantes, das medidas anunciadas com alarde, poucas saíram do papel; destas, nenhuma se reverteu em melhorias reais para a região.

Dos planos de acolhimento e tratamento de viciados em crack, o que se vê é um jogo de gato e rato com a polícia; das grandes estruturas culturais e museus, se conclui que turistas e visitantes de final de semana não circulam pelo bairro e não ocupam as ruas, como a prefeitura esperava; das demolições de quarteirões inteiros e dos despejos em lote para a construção de novas estruturas, emergiu um grande vazio.

Os manifestantes daquele dia, tinham um objetivo, fazer-se ouvir na audiência pública que aconteceria às 19h. Diante da multidão, que caminhou até o local sob chuva, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalen, cancelou o evento por excesso de público e falta de segurança.

Hoje o comunicado de uma nova audiência foi publicado no Diário Oficial. Ela acontecerá a cinco quilômetros da Santa Ifigênia.

Dificultar o acesso do público a audiências públicas, característico da democracia paulistana.

COMUNICADO AUDIÊNCIA PÚBLICA CONTRATO no 02/2010/SMDU – NOVA LUZ

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, em conjunto com o Consórcio Nova Luz, contratado para o desenvolvimento do projeto urbanístico específico para realização de concessão urbanística na área delimitada pelo perímetro da Nova Luz, definido pelas Avenidas Casper Líbero, Ipiranga, São João, Duque de Caxias e Rua Mauá, no Distrito da República, no Município de São Paulo, vem comunicar que no dia 28 de janeiro de 2011, às 18:00 horas, no Grande Auditório Celso Furtado do Palácio das Convenções do Anhembi, situado na Avenida Olavo Fontoura, 1209, entrada pela Portaria A, realizará audiência pública para apresentar, esclarecer e recolher sugestões sobre o Projeto Preliminar para a Concessão Urbanística da Nova Luz.

O credenciamento será realizado das 15h00 às 18h00 horas. Todos os documentos relativos ao tema da audiência pública, consistentes nos estudos contratados, estão disponíveis, desde a divulgação da audiência até seu encerramento, no Posto de Informações situado na Rua Gal. Couto de Magalhães, 381, dentro do perímetro do Projeto e no sítio eletrônico http:// http://www.novaluzsp.com.br. Os procedimentos para a reali- zação da Audiência Pública constam da Portaria no 014/ SMDU/2011, de 18/01/2011, publicada no Diário Oficial da Cidade no dia 20 de janeiro de 2011.

Diário oficial da cidade de São Paulo, 20/01/2011

Written by panopticosp

janeiro 20, 2011 às 10:15

Publicado em política

Tagged with ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. A prefeitura só quer $$$!!!

    Provos Brasil

    janeiro 28, 2011 at 9:05


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: