Panóptico

Prefeitura de São Paulo vai proibir motos em duas vias expressas

with one comment

Foto: Alexandre Vieira. Alguns direitos reservados

A Prefeitura de São Paulo tem um estilo de governar focado em resultados. Vai direto ao ponto.

José está com dor no pé. O que fazer? Nosso síndico eleito chama o subsíndico. O pessoal do condomínio logo procura o sub para opinar: José anda demais pelo prédio, sai e entra do prédio várias vezes ao dia, finalmente, Dona Terezinha, uma influente moradora, faz alguns cálculos e conclui que José contribui com os gastos de energia do elevador. A dor no pé, logo todos concordam, deve ser resultado dos passeios de José.

Decide-se então, pelo bem da província, que o pé de José deve ser amputado.

Segundo a Folha, o secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, proibirá motos na 23 de maio, entre o Detran, em frente ao parque Ibirapuera, e o Vale do Anhangabaú. A proibição também valerá na pista expressa da marginal Tietê. Objetivo: diminuir o número de vítimas no trânsito.

Ainda segundo a Folha, “Moraes calcula que o veto às motos fará com que as ocorrências passem de 182 por ano para pouco mais de 50.”

“Na cidade que não para”, pedestres são culpados por atropelamentos, caminhões por engarrafamentos e até skate foi ameaçado de proibição.

Adotadas por jovens pobres como fonte de renda, a moto rapidamente foi eleita a culpada por acidentes. Logo, assaltos ligeiros em motos foram parar na conta de todos os trabalhadores do ramo. As mortes diárias dos motoboys, entretanto, demoraram anos para serem percebidas e ainda hoje raramente é objeto de discussão.

A solidariedade aos colegas acidentados e as paralisações históricas dos únicos rapazes motorizados capazes de furar o trânsito, porém, adiou muitas das ações de restrição da prefeitura.

Os carros? Há um rodízio semanal em durante dois períodos de três horas, uma Companhia de Tráfego trabalhando para eles e culpa nenhuma.

Written by panopticosp

março 17, 2010 às 12:51

Publicado em transporte

Tagged with ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. A separação e a exclusividade dos espaços dão a tônica deste governo. Pense bem: proibir de circular – pra mim é hediondo. Entretanto, meu caro, cada vez mais me sinto como se eu estivesse errado. A democracia colocou esses caras lá, entende?Eu sou o peixe fora. Tudo bem, o processo é manipulado, o sistema é corrupto, os favorecimentos são inúmeros. Mas às vezes me dá vontade de, como diz meu cunhado, sair daqui, ir pra Portugal plantar couve, e às favas São Paulo e sua política. Mas é só às vezes. Já estava sentindo a falta dos textos do blog, Abraço!

    rafael

    março 17, 2010 at 16:26


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: