Panóptico

Natura desrespeita lei Cidade Limpa

leave a comment »

natura_descanse

Mais uma mega empresa faz a prefeitura de São Paulo de otária.

Com o tema “poesia concreta” diversos letreiros gigantes foram instalados na cidade. Com autorização municipal, os letreiros exibem as palavras “descanse”, “relaxe” e outras que remetem ao questionamento da rotina na metrópole.

A questão é que a empresa de cosméticos Natura veicula campanha da linha de produtos “Todo dia” tratando do mesmo tema. A campanha propõe a valorização da rotina e dos pequenos momentos que compõe o dia a dia. Obviamente, as imagens e mensagens leves e fofinhas vendem a idéia de que o uso de cosméticos deve ser incorporado à rotina de toda mulher.

Além do vídeo do tal dia a dia, que diz que é preciso “resgatar os momentos que estamos perdendo nessa rotina maluca”, a Natura tem uma campanha de… Poesia concreta, claro.

O jornal Folha de S. Paulo traz hoje, 14/07, boa reportagem crítica apontando a mensagem subliminar das instalações e registrando as declarações da presidente da Emurb, de um dos artistas e da Natura. Segundo o jornal, a Natura afirmou que apoia o projeto “Poesia Concreta”, do grupo artístico Bijari, mas ressaltou que “não veicula sua publicidade em mídias que interfiram na paisagem urbana”.

Em abril, a Vodca Absolut também desafiou a lei fazendo uso da mesma arte. A empresa instalou, em diversos pontos da cidade, globos espelhados sem logotipos ou qualquer outra publicidade evidente. Os globos remetiam a sua campanha “Absolut disco”, veiculada em diversos meios.

Anúncios

Written by panopticosp

julho 14, 2009 às 10:07

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: