Panóptico

Publicidade acima, ideais abaixo

with 3 comments

nissan livina

Acompanhando as investidas do setor publicitário ficamos irritados facilmente com o conteúdo das mensagens, seus propósitos, entretanto, são conhecidos e mantém coerência com o objetivo final, o lucro. Já dando um rabo de olho nos blogs comerciais fica mais difícil reconhecer intenções.

O recebimento de presentinhos de empresas interessadas no público jovem talvez seja a tática comercial mais polêmica entre os blogueiros. Geladeirinhas, frases patrocinadas no twitter e outros trocados ainda geram algum debate.

Outros meios já tem essa questão melhor resolvida. Ídolos do gênero “alternativo de massa” como Marcelo D2 e João Gordo já emprestaram imagens de sua intimidade para ajudar a vender de tudo na MTV, principalmente.

Quando recebemos a notícia de que um blogueiro aceita vender a imagem de sua família para promover uma marca de carros não ficamos irritados; ficamos decepcionados, assustados, entristecidos.

A maneira como as coisas vem caminhando na internet brasileira é preocupante. Sim, é preocupante que num ato público contra uma lei que criminaliza na prática todo internauta, muitos blogueiros tenham preferido ficar em casa monetizando suas postagens; que tantos artistas que alcançaram sucesso graças à internet, tenham deixado a tarefa de manifestar discordância com o projeto para os manifestantes de sempre.

A despolitização dos grandes blogs não é difícil de entender, mesmo porque ela não é exclusiva da blogosfera. Os ideais da web vão caindo nos esquecimento, enquanto as propostas comerciais continuam chegando e a vida segue confortavelmente. Nada mais natural.

É preciso dizer: um Estado policialesco não vai investigar um site de postagens mornas sobre lançamentos tecnológicos e as últimas fofocas de Hollywood. Obviamente, situação inversa enfrentará sites de denúncias, críticas, de troca de informações políticas e culturais.

O produtor da Enxame.tv, Cris Dias, o personagem da nova campanha da Nissan, anuncia as esperadas críticas a sua atitude, porém, parece considerar desnecessário apresentar elementos para um debate.

Quando se entende que a internet é um ambiente de comunicação como outro qualquer, de fato, esses elementos são desnecessários. Se artistas punks podem vender carros, por que blogueiros não podem? Simplesmente, porque a web foi criada para mudar o padrão de comunicação na época vigente.

Ela cresceu espantosamente e agora passa por um processo de tentativa de controle por parte dos patrocinadores do velho modelo. As ofertas comerciais aumentam seu poder de sedução e abrem caminho para uma web banho-maria, cada vez mais parecida com os jornais e redes de tevê dos quais propunha se diferenciar.

Relacionado:
“Mudar o mundo aos pouquinhos” para que continue como está

Anúncios

Written by panopticosp

maio 15, 2009 às 13:11

Publicado em política, publicidade

Tagged with , ,

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Este vídeo esta marcado como privado. Uma pena.

    Igor Andrade

    maio 23, 2009 at 21:23

  2. Li no tal hotsite que a esposa do blogueiro se diz “ambientalista” e não me contive a deixar um comentário, que está em moderação e duvido que seja aprovado:

    ——————–
    http://www.diasdelivina.com.br/2009/05/05/pe-na-estrada-com-o-livina/comment-page-1/#comment-60

    Um pouco estranho alguém que se diz ambientalista aceitar expor a familia para fazer propaganda de carro.

    Não esqueçam de filmar e mostrar os congestionamentos que o excesso de carros nas ruas causa e a linha de poluição acima do horizonte que o excesso de carros nas ruas causa (em São Paulo, 90% dela é causada pelos motores dos veículos). Filmem também a água da chuva cheia de óleo escorrendo na sarjeta e as enchentes causada, entre outros motivos, pela impermeabilização do solo em decorrência do asfaltamento da cidade toda. Talvez consigam até filmar algum dos pedestres mortos diariamente pelos automóveis nessa cidade, muitos deles atingidos em cima da calçada ou na faixa de “segurança”.

    Boa sorte por aqui e muito obrigado por contribuir para o aumento da quantidade de automóveis nesta cidade.
    ——————–

    Willian Cruz

    maio 25, 2009 at 13:01


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: