Panóptico

“Mudar o mundo aos pouquinhos” para que continue como está

with 3 comments

volks_trama02

Duas indústrias à beira do colapso financeiro. A indústria automobilística e fonográfica, engessadas pelas barreiras que ergueram, atualmente se reservam basicamente a duas tarefas: combater o avanço das ideologias crontrárias e encontrar uma maneira vantajosa de absover os modelos de distribuição e promoção criativos destas.

Os fazedores de carros terão que moldar seus argumentos de propaganda à cultura ecológica que se espalha paulatinamente pela classe média – seu principal público. Os carros “verdes” são o investimento publicitário mais evidente dessa tentativa de adaptação.

volks_trama

A indústria fonográfica descobriu que a juventude estava disposta a esvaziar os bolsos para cultuar seus artistas preferidos e desde então viveu despreocupada e feliz. Quando a molequada deu um jeito de curtir um som sem gastar toda a mesada com míseros três discos, ela acordou assustada. Declarou guerra à pirataria e à internet. De nada adiantou.

A campanha da Volkswagem – ou “projeto”, como eles chamam – em parceria com a Trama Virtual não é apenas um belo retrato dessa crise de criatividade de ambas as indústrias. É, principalmente, um exemplo do funcionamento do trabalho publicitário de cooptação dos valores de liberdade de acesso a bens culturais.

Written by panopticosp

maio 11, 2009 às 10:50

Publicado em publicidade

Tagged with , ,

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Fantástico esse blog! Muito bom mesmo, parabéns! (Já coloquei um link do meu pra cá!). Conheci recentemente e ando lendo-o bastante

    Lá no Blog do CISCO discutimos vários aspectos que tem ligação com que trata aqui.

    Dê uma passadinha por lá:
    http://ciscobh.blogspot.com/

    PS: Essa jogada da Volks com a Trama Virtual foi “interessante”. Apesar de que a Trama não deve ser vista como uma gravadora tradicional, já que tem uma prática bem diferente das gigantes. Lá você pode baixar tudo de forma gratuita, e a banda ganha algo de quem patrocina o site. Mas, mesmo assim, essa foi pisada na bola, pois se juntar logo à indústria automobilísitca é lenha!

    Márcio

    maio 11, 2009 at 13:13

  2. Isso é foda…

    Mesmo práticas bacanas como o livre compartilhamento de música, a exemplo do que a própria Trama Virtual faz, são distorcidas pelo consumo.

    Da mesma forma como a percepão de um mundo sustentável.

    Infelizmente isso é algo muito difícil de ser construído. Esse lance de que tudo pode ser formatado, esvaziado de sentido e tranformado em mercadoria.

    Desatar esse nó é uma luta constante e sempre temos que correr atrás…

    Bento Epaminondas

    maio 11, 2009 at 20:00

  3. Se não viu essa, vai adorar: http://www.oguiaverde.com/?p=2691 – Wal Mart Verde…. divirta-se!

    luddista

    maio 12, 2009 at 19:42


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: