Panóptico

Em São Paulo, cavalo-de-pau de Fórmula 1 pode; ollie de skate, não

with 7 comments

A prefeitura de São Paulo discursa sobre ordem, enquanto subtrai o direito à espontaneidade dos cidadãos no seu próprio espaço de vivência.

Enquanto o secretário de esportes investe na prática do automobilismo e se mostra preocupado com este esporte popular, o governo coloca equipes de policiais na repressão aos carrinhos de manobras da molecada.

skate_paulista
Matéria: Metro. Todos os direitos reservados

ciclo_nelsinho_mauricio_lima_07

Enquanto a prefeitura bloqueia a passagem de pedestres para promover montadora de automóveis com dinheiro público, persegue ambulantes que “poluem o visual e atrapalham a passagem”.

renault-freak-show07 renault-freak-show302
Fotos: Luddista. Alguns direitos reservados.

Enquanto instala bloqueios para pedestres em toda Av. Paulista, faz uso do argumento do direito do pedestre para criminalizar aqueles que andam sobre pranchinhas na mesma avenida.

Enquanto pede milhões para bancos internacionais para executar projetos de “estímulo à ocupação noturna das áreas centrais”, ordena que a polícia intimide aqueles que passam a noite se divertindo nas ruas dando ollies e outras manobras.

Uma cidade de guardas que se dedicam a perseguição de cada ato de liberdade não tem como ser uma cidade feliz.

Relacionado:
Por uma cidade mais divertida

Written by panopticosp

dezembro 3, 2008 às 18:17

Publicado em cultura urbana

Tagged with , , ,

7 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. uma cidade de pontes estaiadas, avenidas e estacionamentos, condomínios-shoppings, operação águas espraiadas, projeto nova luz e aliança pelo centro histórico, sem grafite, sem skate, sem bicicleta, sem gente, cinza. uma cidade bem feliz realmente!

    gira

    dezembro 4, 2008 at 0:21

  2. Acrescento mais: uma cidade onde respirar causa câncer, num país com o diesel mais sujo do que o de outros países da América do Sul. Mas tb, o que esperar de uma elite encastelada em bairros como Higienópolis(que infeliz esse nome)? E o que esperar de um fascista como Kassab que quase cospe em cima de aposentados e que pinta de cinza pinturas lindissimas nos muros de Sampa? Bom, pensando bem, cada cidade tem o governante que merece.

    Alexandra Peixoto

    dezembro 4, 2008 at 11:04

  3. Alexandra, como vai tudo bem? Sou Pedrinho da perna torta, malandro da região da boca do lixo desde 1960, já tive muitos bens conquistados com o dom da minha malandragem…”Leia leão de chácara de João Antonio”… hoje vivo nas ruas do centro e não acho que mereço, assim como várias outras pessoas que conheço, o governante que nossa cidade tem. O problema é que o seu Kassamba investiu mais em sua campanha que sua rival, talvez o problema seja campanha publicitária nas eleições, ganha sempre a melhor e nem sempre o melhor projeto, será??

    Pedrinho da perna torta

    dezembro 4, 2008 at 14:13

  4. […] ___O resultado acabou sendo mais bonito ainda. Por conta da reforma, as calçadas da Paulista acabaram se tornando mais ainda um espaço de convivência, pois o calçamento liso tornou o local próprio para a prática de skate. Durante as noites e os finais de semana, diversos grupos de skatistas acabam se reunindo para conversar e treinar manobras (principalmente quando vizinhos, seguranças particulares e afins não chamam a polícia para tocá-los do local). […]

  5. Eu acho que se os skatistas estivessem atrapalhando o trânsito de pessoas o que seria bem plausível se isso ocorresse durante o dia . Eu ficaria até calado. No entanto não consigo ver o problema em se praticar uma esporte ao ar livre.

    Leonardo Xavier

    fevereiro 15, 2010 at 16:04

  6. […] “Na cidade que não para”, pedestres são culpados por atropelamentos, caminhões por engarrafamentos e até skate foi ameaçado de proibição. […]

  7. […] “Na cidade que não para”, pedestres são culpados por atropelamentos, caminhões por engarrafamentos e até skate foi ameaçado de proibição. […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: