Panóptico

Ao assistir ao Criança Esperança e ao Jornal Nacional, lembre-se

with 2 comments

A Globo desrespeita seus funcionários e frauda a legislação trabalhista.

Para escapar de suas responsabilidades como empregadora, a Rede exige que alguns de seus jornalistas constituam pessoa jurídica. A prática é bastante comum.

Como diversas empresas socialmente responsáveis, a Globo prega o respeito às leis e proclama palavras acaloradas contra o trabalho informal, mas na hora do vamos ver, lava as mãos e mantém seus funcionários como “prestadores de serviços”.

Na ação de uma ex-jornalista, o Tribunal Regional do Trabalho considerou que houve, sim, vínculo de emprego ao observar na relação os elementos: onerosidade, pessoalidade, habitualidade e subordinação.

:: Notícia completa, CTB

Written by panopticosp

outubro 31, 2008 às 9:11

Publicado em mídia

Tagged with , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. A justiça trabalhista brasileira é muito atrasada, parcial e paternalista… Se era ilegal, o que é discutível, e ela aceitou, concordou com a ilegalidade, porque o erro é só de um lado? Além disso, há a presunção de que a condição de empregado só traz direitos e vantagens. É claro que também traz responsabilidades diferentes da condição de prestador de serviço. Pela natureza do contrato, é claro que não havia a relação de exclusividade. Ela poderia ter se adaptado à condição de prestadora de serviços e constituído uma carteira de clientes, diversificando, assim, suas fontes de receita.

    Michel

    novembro 6, 2008 at 8:03

  2. Michel, que coisa, parece que alguns funcionários chamados de prestadores de serviços já conseguiram “diversificar sua carteira de clientes”.

    São um sucesso! Têm dupla ou até tripla jornada de trabalho. Obedecem a dois chefes para criar os filhos que só vêem na horizontal – saem de casa quando os pequenos ainda dormem e chegam quando já foram para cama.

    Toda essa gente que caga e toma banho com tempo cronometrado e vive dormindo nos ônibus faz inveja a quem ainda não conseguiu diversificar a carteira de clientes.

    Mas o sol nasce para todos, não? E todos adoram concondar com ilegalidades neste mercado de trabalho onde, como sabemos, sobram vagas.

    panoptico

    novembro 6, 2008 at 21:45


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: