Panóptico

A mágica da ascensão pelo motor

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A Chevrolet nos apresenta um filme bem tradicional e bobinho. O filme é bem didático ao tratar de um dos apelos publicitários mais caros da indústria do automóvel, o da ascensão social. Serve com aula para nos ajudar a reconhecer este apelo em campanhas menos óbvias e mais modernas.

Esta é a primeira campanha “100% digital” da montadora. O tom das imagens é tão infantil que chegamos a pensar que é alguma brincadeira do novo marketing digital. Mas não. Os suportes mudam e os “conceitos” permanecem.

O site pretende ser 2.0 e apresenta, além do filme publicitário, um jogo, fundos de tela e um programinha que deve ser um tema para windows. Isso é que é estar atualizado com as tendências web de 10 anos atrás.

Na introdução do site, um rapaz de roupa comum vê sua própria imagem (de terno) refletida na lataria do carro acenando alegremente “venha”. De repente, ele é capturado pelo carrão e depois de uma voltinha é devolvido de terno, feliz, satisfeito e ascendido.

O conceito é “jump”. Segundo a montadora, “pular etapas, cortar caminho”. Sacou?

Voltando ao filme. A primeira imagem é da nossa velha conhecida cidade cinza e congestionada, então o carro passa e surge a cidade publicitária. Colorida e alegre.

Um operário está ali parado, o carro passa e o que ele vê refletir no vidro do carro? Sua imagem de terno e capacete! Um engenheiro. E que obra se vê ao fundo do novo engenheiro? A ponte estaguinada!

Uma repórter de microfone na mão, o carro passa e o que ela vê? Ela apresentando um grande telejornal.

Um casal de namorados vê refletir no carro mágico uma viagem internacional. Um rapaz de jaleco branco se vê como cirurgião.

Alguém chacoalha a faixa de pedestres como se fosse um tapete e ela se torna uma espécie de esteira rolante rumo às alturas. Incrível como esse pessoal trabalha a idéia de ascensão sutilmente.

Na última cena um carro vermelho pára em frente a um ponto de ônibus, o motorista abre a porta do passageiro e acena para uma pessoa entrar. O carro segue livremente pela avenida rumo ao…? Ao sol! Ao sol!

Aí vem a assinatura da campanha: “Dê um jump na sua vida. Prisma, seu primeiro grande carro”.

Written by panopticosp

junho 19, 2008 às 11:34

Publicado em publicidade, transporte

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5 Respostas

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  1. genial…
    até o trânsito vira espetáculo.

    fmagalhães

    junho 19, 2008 at 14:13

  2. Nossa, impressionante. Parece uma sátira, uma paródia, mas é para ser levado a sério… Qual será o limite para a propaganda da indústria automobagista?

    Umcarroamenos

    junho 19, 2008 at 15:30

  3. Este do Ford Ka eu também acho uma inversão maluca… Já incorporou o excesso de carros ao cenário, um congestionamento monstro que ainda não se realizou, ainda flui, devagar… Veja lá.

    Panóptico, me mande um email se puder que eu gostaria de fazer uma sugestão justamente sobre propaganda de automóveis.

    Umcarroamenos

    junho 19, 2008 at 15:39

  4. O conceito da propaganda nem é mais implícito, até escrevem pra ficar mais fácil: “YOU SUCK!”

    Maurício

    junho 26, 2008 at 18:11

  5. […] Panóptico publicou ótimas reflexões sobre o comercial do Prisma, um carro que promete fazer de você alguém, colorir essa sua vidinha […]


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