Panóptico

Sonhando com liberdade

with 3 comments

A Ford presta um favor ao nos lembrar como é a vida de uma criança dentro de uma bolha de lata.

Para uma criança que vai de um local ao outro exclusivamente de carro, o mundo natural é um ambiente desejado e desconhecido. O desejo de estar e de tocar são cotidianamente frustrados pelos limites dos vidros verdes, do painel de design sofisticado e das travas automáticas. A satisfação deste desejo pode realizar-se apenas através da imaginação.

Se mostrássemos um prisioneiro recostado em sua cela silenciosa escrevendo um poema bucólico e ao final disséssemos suavemente “Prisão: veja as possibilidades”. Estaríamos sendo honestos? Estaríamos dizendo a verdade?

É isso que faz a Ford em sua nova propaganda que tem duas crianças como protagonistas. Vende a ilusão de que sonhar com a vastidão do mundo através de uma janelinha é melhor do que viver no vasto mundo.

Relacionado:
Automóvel Kids com “Tecnologia acalma-criança”

Written by panopticosp

junho 12, 2008 às 11:41

Publicado em publicidade, transporte

Tagged with , ,

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Nossa, que anúncio triste! E mostra a realidade… Por que as crianças “dão trabalho” em viagens longas? Porque ficar dentro de um carro por muito tempo é um saco, elas querem é viver a vida, querem passear em todas aquelas paisagens que foram mostradas no comercial. Imagina a alegria da criança em correr na areia daquela praia, com aquele monte de pássaros? Mas não, a receita da indústria do automóvel para “acalmar” as crianças confinadas é colocar DVD Player pra quem vai no banco de trás…

    Willian Cruz

    junho 13, 2008 at 16:45

  2. Concordo com Willian Cruz qdo diz que o anúncio é triste. O estado de dormência de sentidos que o carro nos transporta está deveras aqui mostrado. Como que se a possibilidade de brincar com as mãos na paisagem visível não seja possível fazer com o simples folhear de um livro infantil….onde estão estas “possibilidades” que nos traz a ford???

    Gonçalo Pais

    julho 7, 2008 at 6:47

  3. […] comerciais de carros não são aqueles filmes em que um carro desliza velozmente por uma estrada cheia de verde, uma praia moderna, uma cidade […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: