Panóptico

Cheia de idéias infernais

leave a comment »

A construtora Gafisa faz 54 anos e nos traz uma propaganda sobre “grandes idéias” (com aquela clássica narração final sussurrada enjoativa).

A Gafisa diz

“Uma grande idéia é algo novo, mas que resiste ao tempo. Grandes idéias são simples e, por isso mesmo, difíceis de se pôr em prática”

É verdade, a Gafisa é tem muita estória para contar. Recordemos a mais recente. Pagar 15 mil reais (ou 25 mil, dizem) para que a subprefeitura de uma grande cidade repasse 15 mil aos moradores de uma favela, de forma que eles se mandem da área onde serão construídos apartamentos de 300 mil, é uma grande idéia.

“Grandes idéias são difíceis de se pôr em prática”, mas a corrupção municipal e subserviência ao poder estão aí para ajudar. Afinal, “ninguém resiste ao tempo sem grandes idéias”. Se bem que esconder as casas da favela com um outdoor gigante (a Cidade Limpa é uma beleza!) não foi tão inovador assim.

O problema principal das grandes pérfidas idéias é que há sempre gente disposta a resistir e lutar. Luiz Geraldo de Oliveira gravou a conversa em que um assessor da Prefeitura coagia os moradores a aceitarem o dinheiro. A associação da Comunidade Campo Grande Jurubatuba não se vendeu e assessorada pelo Escritório Modelo da PUC/SP moveu ação de concessão de uso especial para fins de moradia coletiva.

Relacionados:
Especulação imobiliária, artigo, Carta Maior
Gafisa usa subprefeitura para retirar favela da vizinhança, reportagem, Folha de S. Paulo

Anúncios

Written by panopticosp

maio 28, 2008 às 10:39

Publicado em publicidade

Tagged with ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: