Panóptico

Monitorando marcas

leave a comment »

Há pouco tempo, o fabricante, o grande comerciante, o político, o artista ou qualquer um que estivesse preocupado com sua imagem, passava por uma banca de jornais, comprava alguns jornais e revistas e pronto, tinha em mãos o apanhado das notícias relevantes para seus negócios.

Como os jornais já nos ensinaram há uns três anos, blogs são aqueles diários de adolescentes que poluem a web. Como hoje todos os grandes canais de imprensa têm seus blogs, alguma coisa estranha deve ter acontecido nas redações… Aparentemente todos viraram adolescentes sem nada a dizer.

No dia 20 de abril, o Different Thinker escreveu em Volkswagen – É tão difícil fazer a coisa certa?:

Eu pessoalmente sempre gostei muito da história da Volkswagen, do seu marketing e publicidade criativos e de vários de seus produtos que fizeram história. Inclusive escrevi para este blog, há algum tempo, um artigo detalhado em homenagem ao Fusca. Com o caso do Fox, decidi em desgosto que o texto nunca será publicado, e não somente isso: quero distância de qualquer produto Volkswagen daqui em diante. O recall vem tarde demais para mudar meus sentimentos em relação à marca. (Fonte: Different thinker)

O blog recebe uma mensagem da fabricante e a publica dia 13 de maio.

Caro Blogueiro,
A Volkswagen do Brasil informa que há um “recall” os modelos Fox. Solicitamos a você, moderador do blog, que nos autorize a divulgar neste espaço o texto abaixo, com informações oficiais quanto à ação. (…) (Fonte: Different thinker)

Bom, é um exemplo, entre tantos outros. Reportá-lo aqui foi só para lembrar, mais uma vez, para quem ainda não percebeu, que não existem mais editores.

Os dias são outros, mas, claro, a lógica do lucro permanece sobre o respeito à vida e ao consumidor. A Volkswagen tem tempo e vontade para monitorar o que dela falam, para corrigir um erro de fabricação num de seus modelos é preciso chamá-la à corte.

Anúncios

Written by panopticosp

maio 18, 2008 às 21:06

Publicado em mídia, publicidade, transporte

Tagged with ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: