Panóptico

Jornalismo?

with 4 comments

Hoje cedo a Estrada de M´ Boi Mirim e Avenida Guarapiranga ficaram intrasitáveis em protesto por melhorias no sistema de transporte público da região.

A zona sul da cidade (sul do lado de lá do rio) é a segunda mais populosa e uma das mais desestruturadas. Ano passado “mudanças” no sistema de transporte, mataram linhas de ônibus, mudaram itinerários e levaram os moradores da região à loucura. A “engenharia” de trânsito brincou de montar cidadezinha lego por mais de três meses. Além de evidenciar a absurda ineficiência dos “especialistas”, deixou claro que o governo pouco se importa com a multidão que utiliza o sistema de transporte público da região.

A rádio CBN, das 8:00 às 9:30, noticiou o de sempre “tudo parado na avenida guarapiranga”, ” a CET indica a rota tal”, “o motorista deve evitar a região”. A cada cinco minutos o “serviço” ao motorista era renovado. Nenhuma palavra sobre o protesto: Quem protesta? Quais são as reivindicações? Em que contexto ocorre?

A situação na zona sul não é de desconforto, os manifestantes não gritam por pouco; não é isso, a situação do transporte público na região é de completo absurdo, ônibus chegam a ficar parados 40 minutos num ponto de ônibus, sem conseguir andar. Maravilhas da “engenharia” transportes.

Os moradores perceberam que a indignação privada (reclamar ao passageiro do lado, reclamar ao marido, pedir desculpa pelo atraso ao chefe…) não serve de nada. Protestaram e foram vistos, não foram ouvidos, pois a grande imprensa preocupa-se apenas com o trânsito de veículos privados, apenas com a minoria. Notícias sobre o sofrimento que a minoria motorizada passou e a criminalização dos manifestantes serão as notícias dos telejornais de hoje à noite.

Depois de uma seqüência de notícias sobre o trânsito na região, enfim uma fala diferente da repórter da CBN: a polícia já está a caminho.

Written by panopticosp

março 7, 2008 às 11:38

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Só fiquei sabendo da manifestação quando disseram que o Choque estava tentando desbloquear a rua. O lado bom é que eles disseram que as pessoas estavam protestando pois queriam a instalação de um corredor de ônibus nessa via. É o fim ser obrigado a chamar a atenção dessa maneira, a anos aquela região vem sofrendo devido ao caos causado pela secretaria de transportes.

    Acho bom lembrar que as “Associações Comerciais” são contra a contrução de corredores de ônibus, pois acham que ele “degrada” a via e prejudica o comercio.

    Sabe, vou mandar um email para A Associação Comercial de São Paulo perguntando o que ela já fez para em benefício da população de São Paulo. Que será que vãome responder?

    André Pasqualini

    março 7, 2008 at 11:53

  2. Pois é, André.

    Chamar a atenção na sociedade do automóvel é – ou era – parar os automóveis.

    O incrivel é que aparentemente atingimos um ponto da carrocracia que o protesto chama atenção, mas em segundo lugar. Em primeiro vem o trânsito.

    Tanto faz se a polícia matou cinco crianças na favela, se os funcionários não recebem há dois meses ou se o sistema de transporte público é uma ofensa à dignidade. Para a grande mídia o que importa de verdade é que o trânsito está parado, alimentando uma cultura desumana, onde o motorista só quer saber qual a melhor rota e dá pouca atenção às reivindicações da manifestação.

    Associações comerciais brigam pelo seu peixe,. A questão é que o poder público não poderia se deixar levar por estes lobbys, mas é bem o contrário, o poder se relaciona e defende estes interesses, ficando a população em último lugar.

    Como dizem quando os morros descerem para o asfalto a coisa vai mudar. Não há lobby ou associação que possa lidar com a pressão de toda a população excluida organizada.

    abraço!

    panoptico

    março 7, 2008 at 13:04

  3. Fique sabendo da notícia pelo “jornal Hoje”. Mais ou menos assim: “Protesto atrapalha o tráfego”. Humf!

    leandro

    março 7, 2008 at 17:25

  4. […] dar conta disso. Na “rádio que toca trânsito”, o protesto não virou notícia, apenas o congestionamento de carros virou […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: