Panóptico

Ecofinanciamento

with one comment

ecofinanciamento_r.jpg

O seu carro, moto ou caminhão novo ou usado está ao seu alcance. Com o Leasing ou CDC, você aproveita as melhores taxas e prazos do mercado e ainda contribui para o reflorestamento da Mata Atlântica. A cada Ecofinanciamento realizado, mudas de árvores nativas serão plantadas pelo programa Florestas do Futuro da Fundação Mata Atlântica.

“Mas esse mundo está de ponta cabeça mesmo” é uma daquelas frases que você ouve quando criança, acha que nunca vai dizer mas vira e mexe não encontra jeito mais sucinto de se expressar.

Depois do banco que promove um seguro de automóveis em que a pessoa escolhe um lote de floresta para preservação e associa a área adotada ao seu nome, temos o banco que faz financiamentos ecológicos de carros.

Na propaganda acima, ao redor do carro temos nomes de árvores, Jacarandá, Ipê-roxo… Entendido, ecofinanciamento significa que financiar a comprar de um carro preserva estas espécies.

Em nenhuma época, em nenhum lugar do planeta faria sentido dizer que uma máquina pesada movida à combustão é sinônimo de preservação, numa cidade de 10 milhões de pessoas, com 6 milhões de carros registrados num tempo de grande preocupação com as emissões de gases na atmosfera é, obviamente, incabível, um atestado do predomínio do marketing e do lucro sobre o bem-estar humano.

É impossível aceitarmos que um carro a mais nas ruas, poluindo, fazendo barulho, causando irritação, trazendo risco de mortes e asfaltando todos os espaços disponíveis seja vendido como sinônimo de preservação ambiental.

Na regra do comércio exagera-se com o objetivo de vender mais, o limite porém é simples, mentir não vale. Ou pelo menos era simples. Quando o comerciante vendia gato por lebre voltava-se ao enganador e tentava-se resolver a contenda ou espalhava-se pelo bairro a fama de mau vendedor.

Nos tempos do marketing e dos zelosos conselhos de auto-regulamentação publicitária o vendedor diz que carro preserva o ambiente e que, portanto, quanto mais comprarmos carros mais ele será preservado e fica tudo por isso mesmo?

Em países subdesenvolvidos como a Noruega, o governo não se furta a investigar se seus cidadãos estão sendo enganados por propagandas mentirosas, láassociar carro a ecologia é proibido.

Written by panopticosp

fevereiro 27, 2008 às 12:40

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Poizé, isso fica parecendo expiação de culpa. Sei que o carro faz mal ao meio ambiente, mas pra compensar plantei umas arvorezinhas…

    meandros

    fevereiro 27, 2008 at 16:58


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: