Panóptico

Carro real para uma vida artificial

leave a comment »

O cartel de fabricantes de “carros reais para vidas reais” nos envia mensagens sugerindo que a vida humana existe dentro de um carro, que este é seu meio de deslocamento e que uma vida real só está completa, está realmente completa, dentro um carro.

Vender carros mais baratos (reais) para o consumo da classe média (pessoas reais) fazendo brincadeira com o mundo dos ricos e famosos (pessoas irreais) é uma estratégia aparentemente nova. No ponto em que o apelo “carros para pessoas reais” satiriza a vida das pessoas irreais a publicidade motorizada não está contrariando sua mensagem mais comum de que os melhores carros são para as melhores pessoas, não está contrariando sua antiga fabricação de sonhos de consumo, tampouco a construção da ligação entre estilo de vida (de sucesso, felicidade, sensualidade…) e posse de bens.

Ao contrário do que a piada do filme pode sugerir num primeiro olhar, a estratégia reforça os apelos clássicos ao mostrar que os ricos e famosos utilizam carros mais baratos no seu dia-a-dia e que os caros modelos esportivos e luxuosos são, sim, objetos de fachada, de exibição, são utensílios geradores de status, bens de projeção social.

O filme mantém, desta forma, a velha ligação do carro ao sucesso, ao poder e cia sem deixar de buscar seu objetivo imediato, a saber, converter tudo isso, rapidamente, em vendas.

Afinal, se os famosos utilizam carros comuns (reais), a classe média também pode fazê-lo. E pode fazê-lo sem deixar de admirar e desejar o luxo, sem deixar de excursionar por um mundo de aparências, de fotografar vidas irreais e de consumir estes retratos como imagens a se alcançar.

Written by panopticosp

fevereiro 13, 2008 às 18:04

Publicado em publicidade, transporte

Tagged with ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: