Panóptico

As calçadas da Oscar freire

with one comment

A Oscar Freire é uma rua de comércio de luxo.

Em 2006 ela passou por uma baita reforma com apoio financeiro dos comerciantes, diga-se grandes grifes internacionais e nacionais.

As calçadas foram alargadas, ganharam bancos e sinalização de primeira. O estacionamento de veículos foi remodelado e todos os cabos e fios são agora subterrâneos.

Na ocasião da inauguração da nova rua, o release da prefeitura desrespeitou os operários que ali trabalharam e motivou um protesto. O release dizia:

No lugar dos operários, homens e mulheres bem vestidos e com a aparência favorecida em todos os aspectos, voltam a circular pelas calçadas da rua Oscar Freire.

A obra custou cerca 4,5 milhões de reais. Por que uma rua de baixo movimento popular foi escolhida para receber tal reforma, enquanto ruas próximas de terminais de ônibus, estações de metrô e trem com movimento gigantesco continuavam estreitas e esburacadas foi o questionamento óbvio na ocasião.

Isso foi em 2006. Mas vale deixar registrado aqui algumas imagens para efeito de comparação com outras ruas que foram e estão sendo reformadas na cidade, com investimento muito inferior.

Além do piso tátil com cor e alto-relevo diferenciado, que permite com que o deficiente visual “sinta” que está na rampa limite da calçada; a rua possui uma marcação tátil extra que indica que a esquina está próxima.

oscarfreire_01.jpg

Ruas em frente a estações muitas vezes são tratadas como ruas comuns, a rua Augusta quase esquina com a Av. Paulista (lado centro), a 15 metros da estação Consolação do metrô, por exemplo, possui dezenas de grandes vasos anti-camelô que impedem a circulação de três pessoas lado a lado; na Oscar Freire as calçadas são bem largas para garantir a circulação dos consumidores.

Na cidade onde nem as praças têm bancos, e quando têm são bancos anti-morador de rua, a rua Oscar Freire é cheia deles.

oscarfreire_02.jpg

Além da sinalização do limite calçada-rua, há sinalização da proximidade dos lotes particulares. Todos os acessos a residências, lojas e garagens possuem sinalização tátil.

oscarfreire_03.jpg

Que todas as ruas tenham o mesmo rigor no calçamento e sinalização, de forma que todos possam circular com segurança e prazer, é o nosso desejo.

Anúncios

Written by panopticosp

janeiro 17, 2008 às 14:59

Publicado em transporte

Tagged with ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] diz “Aqui você pode correr o risco de acabar embaixo de um carro, aqui não”? Por que algumas ruas merecem uma excelência de sinalização e outras […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: