Panóptico

Lotação

with one comment

Numa cidade estranha, depois de descobrir que ônibus deve pegar, você pensa “como o ônibus demora por aqui”. Para quem passa 5 dias numa cidade não dá para entender se é demora ou se trata-se de uma linha mais “rara”. De qualquer forma, sei que em Aracaju fiquei 50 minutos esperando o “Santa Tereza” e em Maceió meia hora, o “Cruz das Almas”.

É muita coisa. Em Aracaju na “rodoviária velha”, que é um terminal intermunicipal, as lotações são o retrato de que as pessoas precisam se deslocar e os governos não atendem a este direito. Carros de passeio comuns são as lotações por lá. Fui do centro para Laranjeiras, cidade próxima, num monza antigo com outras três pessoas. Um homem perguntou “Laranjeiras?”, eu fiz que não. Achei que era um taxista ou algum problema com minha cara de turista. Uma mulher ao meu lado perguntou “faltam quantos?”. Ele “um”. Ela me explicou do que se tratava, só sai com o carro cheio, R$2,50 por pessoa. Enquanto nos afastávamos da rodoviária quebrando ruazinhas, achei que era um taxi fazendo algum “esqueminha”. Não, vem escrito “lotação” na lateral e a polícia pára na estrada para assinar um papel de controle qualquer.

Criando dificuldades, vende-se facilidades. Vendendo facilidades, complica-se a vida do cidadão, tornando-o um consumidor. Pensando numa cidade que cria “lotações” em carros de passeio particulares entende-se o absoluto caos que é aquela rodoviária velha.

Written by panopticosp

dezembro 11, 2007 às 21:39

Publicado em transporte

Tagged with ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Que triste…

    Em todas as escolas em que eu lecionei na periferia, era mais fácil chegar de lotação (clandestina) do que com o transporte público.

    Ulisses Adirt

    dezembro 14, 2007 at 14:49


Deixe uma resposta

