Panóptico

Censura e demissão no Jornal do Comércio de Porto Alegre

with 2 comments

santiago.jpg
Charge: Santiago. Imagem: Blog dos Quadrinhos

Santiago, Kayser e Moa chargistas do Jornal do Comércio de Porto Alegre foram demitidos por desenharem charges sobre o sistema bancário. As charges não foram publicadas pelo jornal. Veja chargue sobre o Banco do Estado do Rio Grande do Sul no Blog dos Quadrinhos

Santiago relatou a Paulo Ramos, do Blog dos Quadrinhos que recebeu a seguinte justificativa do jornal por telefone:

“Você não pode fazer um desenho sobre o lucro, porque nós não somos contra o lucro”.

Santiago também declarou que

“Uma hora, não podia falar mal de juiz. Depois, não podíamos falar mal do Germano Rigotto [governador do Rio Grande do Sul entre 2003 e 2006]. Depois, da Yeda Crucius [atual governadora].” (Fonte: Chargistas têm desenhos vetados e são demitidos de jornal do RS)

O CONAR tem horror ao controle do conteúdo publicitário veiculado nos canais sob concessão pública, chama de censura prévia e lança manifesto dizendo que agência pública é incompetente e que eles é que entendem de publicidade (ver “Anvisa não é competente para legislar sobre publicidade”, em conar.org.br).

Meu sobrinho acha o mesmo quando a gente tenta fazê-lo comer arroz e feijão. Ele está formando um conselho que discutirá mensalmente o cardápio oferecido pela família. Dizem que os pais censuram sua criatividade e que estes não entendem nada sobre o apelo hilário do trio pastel, refrigerante e chocolate como jantar. Decidiram que vão auto-regulamentar suas refeições e que os pais são censores, gente contra a livre escolha e os valores democráticos.

Jornal chama blogueiro de macaco e tudo bem porque a associação de jornais zela pela democracia; presidente da OAB de São Paulo advoga por Paulo Maluf e tudo bem porque eles são uma Ordem historicamente comprometida com a democracia; juiz exigir ser chamado pelo porteiro de doutor tudo bem, controle externo sobre as atividades do judiciário é atentado contra a autonomia.

Notícia via: Blog dos Quadrinhos

Anúncios

Written by panopticosp

dezembro 5, 2007 às 18:59

Publicado em mídia, política

Tagged with , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. muito boa a tua análise.

    tens aqui uma leitora assídua.

    luna

    dezembro 6, 2007 at 0:03

  2. […] Censura e demissão no Jornal do Comércio de Porto Alegre, artigo, Panóptico A construção das classes perigosas no Brasil, artigo, CMI Para não repetir a tragédia da Escola Base, artigo, Observatório do direito à comunicação […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: