Panóptico

Minha avó não acreditaria na Volkswagen

leave a comment »

Em uma de suas campanhas publicitárias a Volkswagen propõe: comprar um carro deles é como reciclar 25.000 sacolas plásticas.

Claro, ninguém pensaria em deixar de usar sacolinhas plásticas quando desnecessário ou teria a louca idéia de deixar de evitar o uso do carro.

Estas são idéias de ecologistas radicais, hippies universitários, verdes raivosos. Pessoas, talvez, como nossas avós e tias-avós, que iam caminhando à feira de sacola na mão. Elas não estudaram, não liam blogs, nem estavam preocupadas com o ambiente. Simplesmente reutilizavam tudo que era possível. Ensinaram que economia e ecologia é questão de bom senso, pouca frescura, conhecimento livre acumulado e nenhuma preguiça.

Não ligavam para fabricante alemão de automóveis que diz que carro é bom para o ambiente, não acreditavam em rede brasileira de supermercados que diz que sua sacolinha plástica tornará “o mundo melhor”, tampouco precisavam de Olivie Anquier ou sommelier de TV paga para deixar todos felizes no almoço de domingo. Criaram suas famílias na base do certo e errado, educando sem a ajuda dos jornalistas da Record que indicam as Faculdades Anhangüera e as alimentando na base do bife acebolado, arroz e feijão com salada, sem a ajuda da Herbalife.

O simples, o lógico, o racional, a solidariedade, o cuidado e a preocupação foram – e ainda estão sendo – apropriados. Ações que trouxeram o Homem até aqui e que não custaram nada, eram de graça.

Hoje estão à venda, é preciso comprar estas “atitudes”. Simples é nome de revista, racional é tema de campanha de cartão de crédito de “banco que nem parece banco”, solidariedade é mote de filme de refrigerante multinacional, o cuidado e a preocupação com o ambiente se chamam sustentabilidade ou eco-qualquer-coisa. Roupagens para vender de tudo, até carro.

Dirigir um carro durante 40 minutos infesta o ar de todos com cerca de 2 kg de CO2. Isso não tem nada a ver com reciclagem.

Relacionados:
Por que não?
Ecomarca
Volkswagen joins Holocaust fund, artigo, BBC (via Luddista)

Anúncios

Written by panopticosp

novembro 26, 2007 às 15:27

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: