Panóptico

SUVs, veículo pessoal de destruição em massa

with 3 comments

porche_tank.jpg Imagem: topspeed.com

Apesar dos acidentes retratados à época em artigos e charges de humor e protesto, no início do século passado, São Paulo não sabia o que era perigo no trânsito. De vez em quando um usuário se machucava ao desembarcar do bonde, um veículo à tração animal era acertado pelo bonde elétrico, os pedestres tinham que dar uma olhada para os lados antes de atravessar… e era isso.

O lobby da indústria automobilística chegou e o bonde ficou na história e o trem ficou ao relento. Caso estes elétricos não tivesse sido ignorados e os Santos Chevrolet, Ford e Volkswagem louvados, São Paulo hoje seria uma outra cidade, mais humana, mais limpa, mais rápida e bonita.

…você ia pegá-lo na esquina, ia ao centro fazer alguma coisa e uma hora depois já poderia estar de volta, contou Fernando Maia de Marsillac, em maio de 2002. Fonte: Bonde de São Paulo.

Para longas distâncias os veículos terrestres mais eficientes são os trens elétricos e os veículos à combustão. O formato individual deste último, porém, em cerca de cem anos já mostrou-se inviável, seu custo ambiental, num mundo moderno – onde mais de 50% da população vive em cidades -, é alto demais e não pode ser pago, caducou.

hummer_h2.jpg Imagem: Wikipedia

4x4warning.gif
Imagem: Alliance Against Urban 4x4s

A luta pelo transporte coletivo e pelo direito de ir e vir com segurança e rapidez, passa necessariamente pela valorização do pesdestre e dos veículos à propulsão humana. O combate aos “avanços” do transporte individual movido à combustão, que aparecem em forma de SUVs, sports e até green cars precisam ser desmascarados diariamente, da mesma forma com que nos são apresentandos diariamente como novidades.

Relacionados:
Passe por cima dos outros seres, dirija um tanque de guerra, artigo do Panóptico
Alliance Against Urban 4x4s, em inglês
Suvcity, The Film, em inglês
Cobrador: In God We Trust, filme ficção onde um dos personagens tem o “fetiche” de perseguir, atropelar e matar com seu SUV

Bloggers Unite - Blog Action Day

Written by panopticosp

outubro 15, 2007 às 13:43

Publicado em transporte

Tagged with , , ,

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] SUVs, veículo pessoal de destruição em massa, Panóptico Uses for the SUV You Can’t Afford, Carectomy (em inglês) Usos alternativos para […]

  2. […] Relacionados: Por que não? SUVs, veículo pessoal de destruição em massa […]

  3. […] ( 1) (2) (3) (4) (5) (6) […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: