Panóptico

Espírito público e transporte público – 2

leave a comment »

O consumo das famílias aumentou, como comemorou hoje Mirian Leitão na rádio CBN. É o sonho da ascensão social que nos alimenta. Todos se esforçam sinceramente para ter uma vida mais digna e mais confortável, mais ricos moraríamos num bairro melhor, teríamos dentes melhores e acesso a direitos, seríamos cidadãos mais graduados. Caímos nas mentiras da imprensa e na omissão do Estado. Todos perdem com cursos que não educam, perdem com parcelamentos de carros que ficarão parados no trânsito, com planos de saúde que não dedicam cuidados.

“O país vai crescer”. A frase mais dita pelos governantes brasileiros de qualquer época. É isso que buscamos. É isso que os “analistas econômicos” nos dizem todos os dias. Todos comprariam bens de conforto e a economia se manteria aquecida. Haveriam carros de luxo, claro, mas todos teriam pelo menos seu Fiat Pálio 1.0.

O sonho da classe média do carro na garagem é possível? É isso que queremos? Só se o país crescer territorialmente também. São Paulo se espalharia até Salvador, formando uma única Região Metropolitana, o manto de asfalto das cidades cobriria a América do Sul, integrando finalmente o continente, viadutos facilitariam a vida daqueles que trabalham em Buenos Aires e moram num condomínio fechado no Mato Grosso do Sul.

Em dia de greve do transporte público a latente certeza de que o sonho é impossível não é lembrada pela grande imprensa. A greve é boa, pois alimenta o noticiário com imagens de longas filas, trânsito parado e entrevistas com as frases de sempre, “eu acho um desrespeito”, “faz três horas que saí de casa”…

Numa atmosfera onde a solução para problemas públicos acontece na desesperada luta privada de cada família, o ataque do governo e da imprensa é pela defesa do privado, contra a luta qualquer de categoria que tente permanecer unida lutando coletivamente pela solução de problemas coletivos.

Espírito público e transporte público – 1

Technorati tags: metro, greve.

Written by panopticosp

junho 14, 2007 às 18:41

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: