Panóptico

Espírito público e transporte público – 1

with one comment

Dia de paralisação do Metrô de São Paulo. O prefeito de São Paulo, em entrevista, considerou que “faltou espírito público” aos metroviários.

Toda paralisação de serviço público é a mesma historinha. A preocupação com o que é público desperta. Governantes, ou melhor, administradores como eles se denominam, disparam frases de efeito e partem em defesa do direito público.

Na verdade, toda essa preocupação decorre do fato de, por algumas horas, o espaço público privatizado pelos automóveis ter sido “invadido” pelo público. Cada um estava no seu lugar, quem tem carro, parado no trânsito, saindo às 7:30 para chegar às 9:00 no escritório; e quem não tem, dentro do ônibus, parado no trânsito causado pelo excesso de carros, esmagado nos trens, saltando de um modo de transporte para outro.

A greve bagunça tudo, um contingente que não possui carro ou deixa o carro em casa durante a semana, hoje está nas ruas. É essa a preocupação dos governantes e da imprensa que, com helicópteros, cobre o “caos” indicando caminhos alternativos ao paulistano.

A população que utiliza o transporte público, ontem esmagada nos trens, escondida nos subterrâneos, hoje, dia de paralisação, superlota ônibus, lotações, mostra seu rosto nas ruas. Incomodam ao exercer durante um dia o “direito” que todos os motoristas todos os dias acham legítimo: ocupar irracionalmente o espaço público na tentativa de chegar ao trabalho, escola etc.

A frase de Kassab que considera os metroviários sem espírito público, significa: como podem os metroviários levarem tanta gente às ruas e atrapalharem o trânsito de veículos privados em vias públicas?

Technorati tags: metro, kassab, greve.

Written by panopticosp

junho 14, 2007 às 14:51

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] Espírito público e transporte público – 1 […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: