Zero nutrientes
De repente um monte de gente em São Paulo com uma garrafinha plástica verde e eu não entendi nada. Trata-se do H2OH, segundo a propaganda na TV, a bebida é “levemente gaseificada, zero de açúcar e com suco de limão”. Como se pronuncia H2OH? Da mesma forma que H2O, ora. Se apropriar de marcas é crime contra a propriedade intelectual, também não é possível registrar domínio sobre elementos da natureza, mas parece que uma marca com o nome de fórmula com um H inocente no final tá beleza.
Qual a diferença de refrigerante diet, eu não sei. O gás, o corante, o aroma sintetizado e o conservante estão lá. Só sei que gás e limão junto com aquela substância incolor, inodora e insípida essencial a todas as formas de vida conhecidas pelo homem não é.
Anos atrás o refrigerante mais consumido do mundo lançou sua versão diet prometendo o mesmo sabor, outras marcas acompanharam a tendência. Tempos depois a coca-cola lançou seu light e você via latinhas prateadas da coca-cola light em todo lugar.
Com o aumento da exposição na mídia dos problemas relacionados à obesidade, muita gente anda preocupada com sua saúde e, claro, os fabricantes e agências de publicidade estão ligadas nos apelos que cabem em cada época. Sabor idêntico à versão normal não é mais suficiente, é preciso liberar as mentes para o refrigerante, travestindo-o.
Agora parece ser a vez das “zero açúcar”. A Coca-Cola lançou a coca-cola Zero. Produto velho, nome novo. A Sukita também tem a sua Zero. A Xereta, que pratica baixos preços, por sua vez, lançou o H2X com embalagem igual a da H2OH.
Bom, o sucesso instantâneo do H20H mostra claramente que muita gente quer emagrecer, mas não abre mão do refrigerante, esse tipo de produto resolve o problema ao dar ao consumidor os argumentos publicitários “esse pode”, “esse tem zero de açúcar”, “não é refrigerante” para ser sacado da cintura quando alguém diz “Você não deveria estar tomando refrigerante” ou para, simplesmente, utilizar contra a própria culpa.
Difícil imaginar um nome mais direto do que Zero ou “Água” (H2O, sem H, quando se pronuncia). São de fato zero, artificiais sem vitaminas, sem nutrientes.
Technorati tags: refrigerante.
Caros, foi um grande prazer descobrir o site de vocês. Textos muito bem escritos, assuntos pertinentes, crítica radical. Adorei.
Sobre o patenteamento da água, foi assustador pra mim também ver, de repente, um monte de garrafinhas verdes pela cidade. E foi mais assustador descobrir do que se tratava.
abraços e parabéns!
luddista
maio 27, 2007 at 22:20
valeu, luddista.
… uns inspiram os outros, a rede cresce, as pernas se fortalecem e os objetivos ficam mais perto.
o apocalipsemotorizado é inspirado e levou a muitos inspiração, o panóptico entre eles.
o conhecimento, essa rede de acumulo coletivo da idade do Homem, só poderá ser privatizado qd Tudo acabar.
abraço!
panoptico
maio 28, 2007 at 20:29
Você já provou o H20H?
É adocicado, mas muito menos doce do que uma Sprite, por exemplo.
O sucesso veio por ser um produto realmente novo no mercado.
É claro, em Cuba, não deixariam isso.
Parece que essa crítica é mais nesse sentido: se é vendido, se foi feito por um empresa para obter lucro (ó sacrilégio), não presta.
Michel
julho 18, 2007 at 12:16
[…] nestes tempos em que o marketing é “de guerrilha”, os automóveis se chamam Eco e água virou refrigerante de auto-ajuda, investir uma porcentagem ínfima do orçamento na compra e distribuição de bicicletas pelas […]
Vrijheid, Gelijkheid en Broederschap « apocalipse motorizado
outubro 10, 2007 at 22:01
Eu gostei do site de voces mas acho que precisam colocar mais vida!
A partir do momento em que eu coloquei nutriente do refrigerante eu queria saber sobre os nutrientes que o refrigerante possui!!
E sinceramente neste site não tem nada disso!!!
OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!
Gabriela Larissa
março 1, 2009 at 14:49