Panóptico

Televisores invadem ônibus de São Paulo

with 12 comments

Mercado seqüestra cidadãos durante trajeto e os força a assistir propagandas

O paulistano que entende que uma das formas sustentáveis de se deslocar é coletivamente, começa a sofrer mais uma afronta. A prefeitura instalou dois televisores em alguns ônibus da região central.

Você entra num ônibus do sistema público de transporte na rua Augusta e só pretende chegar ao seu destino com segurança, respeito e rapidez, mas recebe uma propaganda do Mcbacon, uma porção de videoclipes de grandes gravadoras e um bocado de campanhas institucionais que dizem que vc deve pagar seus impostos. Isso tudo num volume exageradamente alto para qualquer um, mesmo para os pobres paulistanos que já têm a audição prejudicada pelo nível de ruído que lhe é imposto pelos automóveis – tanto nas ruas aonde anda, quanto no descansso do lar.

Para quem constuma pegar ônibus em horários menos caóticos e pode encontrar um assento vago, abrir um livro e aproveitar o tempo de viagem; para o grupo de pessoas que saía do trabalho e ia batendo um papo; para quem aproveitava para ver a cidade, as pessoas e pensar na vida pela janela do ônibus, o inferno está posto. Qualquer atividade é impossível quando envolta pelo som dos jábas musicais, logotipos e frases institucionais de comando. O som te chama, você olha uma, mais uma e logo a tela hipinotizou a todos/as.

Segundo a empresa responsável, algumas das razões para comprar propaganda na tv deles são:

– “Audiência cativa pelo período médio de duas horas por dia”;
tradução: o povo fica preso no trânsito pelo menos duas horas todos os dias, aproveite esse tempo fazer com que desejem seus produtos

– “Elevada segmentação do público-alvo que, majoritariamente, é composto por classes C e D, ativas, que estudam e trabalham”;
tradução: rico não anda de ônibus, se seu produto é para podres trabalhadores/as e estudantes, ou seja, pobres que almejam uma vida mais confortável e que freqüentemente consomem produtos que passam a sensação de maior status social, anuncie nas tvs dos ônibus

– “Foco único de atenção a bordo dos ônibus”;
tradução: com dois televisores ligados e o povo trancado dentro do ônibus, não tem jeito, sua empresa terá atenção

– “Único canal sem risco de zapping”;
tradução: é goela abaixo mesmo, o usuário do sistema público de transporte não tem como escapar da propaganda privada, só descendo do ônibus e fugindo à pé

– “Os usuários de ônibus passam muito tempo fora dos seus lares, conseqüentemente seu consumo de televisão é baixo”.
tradução: o povo demora horas para ir e volta de qualquer lugar, isso encurta o dia. As empresas, por exemplo, não pagam por essas horas que fazem parte do trabalho diário de qq trabalhador/a. São horas que poderiam ser utilizadas para qq coisa, ócio, lazer, produção, mas, graças ao uso desregrado do automóvel, são desperdicidas. Sua empresa precisa ir até o povo, já que ele não está descansando em casa, anuncie em tvs dentro de ônibus parados no trânsito.

A patente da invasão é da empresa portuguesa bustv, a Bustv Brasil, segundo informa o site da empresa, pretende invadir 20% da frota de São Paulo, serão 250 instalações no 1o. semestre de 2007. A empresa ainda pretende estar em mais 10 cidades este ano.

Paradas de ônibus, traseiras de ônibus, parte externa de trens, trajeto de escada rolante do metrô, bilhetes de metrô, estações inteiras de metrô são propagandas. O público construído com o esforço de todos/as é invadido. O mercado pode tudo. Estupra o olhar e o tempo do Homem que nasceu livre para ver e viver.

Relacionados:
quase morreu de otite
Portaria n.º 79/07 – Estabelece normas de publicidade interna em ônibus

Technorati tags: bustv, bustvbrasil, onibus, transporte

Written by panopticosp

março 1, 2007 às 16:25

12 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Estamos em maio de 2007, gostaria de acrescentar o absurdo do confinamento ao qual os pobres usuários de ônibus são submetidos. Para ficar parecido com o filme Laranja Mecânica, só faltam o colírio e as hastes para manter os olhos abertos para o condicionamento, para que nos aperfeiçoemos a consumir mais e mais. O que eles alegam de cultural é um monte de bobagens (horóscopo, dicas de cozinha, clipes trashes…), mas o grosso é nas propagandas da onipresente Casas Bahia e Pernambucanas etcetcetc… Esse projeto fere uma lei municipal que proíbe aparelhos sonoros nos ônibus, invade o espaço público para obtenção de lucro… que certamente não será repassado para barateamento das passagens. Boicote neles!

    robhoo

    maio 21, 2007 at 16:13

  2. Apoiado! Impressionante a desfaçatez dessa gente. Veja mais uma opinião sobre o bustv aqui:
    http://tinyurl.com/25xvme

    Permafrost

    junho 21, 2007 at 14:32

  3. Esse teu artigo sobre o BusTv foi mencionado aqui:
    http://tinyurl.com/3cwgqh

    Pablo Zumarán

    junho 22, 2007 at 18:59

  4. […] mais usada para encher a paciência visual dos usuários. A empresa Tv Out se soma a outras, como BusTv e TVO, e tem permissão para entreter os usuários com piadas, previsões do horóscopo e notícias […]

  5. A lei que impedia o uso de aparelhos sonoros foi revogada em 2007, mas nem no site da prefeitura ou da câmara municipal dá pra saber quem foi o autor da iniciativa. Quando eu descobrir, volto aqui para contar.

    Roberta

    abril 28, 2008 at 11:16

  6. […] repetir o texto de março: Você entra num ônibus do sistema público de transporte na Rua Augusta e só pretende chegar ao […]

  7. Apsar de morar em Fortaleza, nasci na Mooca, logo tenho que ser totalmente solidário com todos os paulistanos contra essa burrice marketeira.

    Sugiro, se me permitem, criem um abaixo assinado e levem pra um deputado ou vereador que compre a briga, pra proibir essa invasão de coletividade que esbarra na privacidade de cada um.

    Lamento pela Prefeitura de SP permitir uma “porcaria de tão mau gosto” enfiada goela adentro dos cidadãos que pagam seus impostos.

    E msmo aquele que não paga não merece um castigo assim.

    Espero que esta praga não se alastre pras bandas de cá.

    Mas se nada disso for possível, só existe uma solução: tirem o plug da tomada.

    Victor Jr

    julho 9, 2009 at 12:58

  8. Trabalho na empresa Real Auto Onibus, e gostaria de mais detalhes sobre a tv embarcada, e o tel. para contato

    adriana

    outubro 2, 2009 at 22:55

  9. […] início de 2007, os usuários de ônibus de São Paulo foram pegos de surpresa. Quem entrava num ônibus e pretendia chegar ao seu destino com segurança, respeito e rapidez, […]

  10. […] questionamentos. “Absurdo mesmo é estabelecer uma cruzada contra as propagandas e, pouco depois, obrigar os usuários de transporte público a assistirem televisão comercial durante suas viagens. Disparate é investir o dinheiro da […]

  11. Gente .Aproveita e nos ajude por favor,No inicio da rua augusta, depois da alameda santos, tem o ponto de onibus e NAO TEM NEHUMA COBERTURA PARA SOL E NEM CHUVA.A GENTE FICA QUEIMANDO DIRETO…AS LOJAS NAO TEM TOLDO E AS QUE TEM, COLOCAM OS FUNCIONARIOS IGUAL PITT BULL PARA GENTE NAO ENCONSTAR….
    NOS AJUDEM O SOL E MUITO FORTE ALI…

    FATIMA

    fevereiro 5, 2010 at 18:21

  12. Aqui no Recife lentamente começa a ser instalada a tvbus. Precisamos ir de encontro ao abuso da poluição sonora e visual dentro do ônibus. É um absurdo termos que ouvir e ver o que não queremos e estamos pagando caro para obtermos apenas a locomoção nossa que é de péssima qualidade e de super lotação.
    Afinal de contas o espaço é público, não é particular.
    Acho que deve haver muita grana por trás de tudo isso.
    A quem interessa a inclusão de rádio e tv no sistema de transporte coletivo?

    Maria de Fátima Marinho

    abril 29, 2010 at 8:15


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: