Panóptico

Invadindo bem público com bem privado

with one comment

Das primeiras cidades às atuais regiões metropolitanas e conglomerados urbanos muita coisa mudou. A cidade era, se tivessemos a que resumir numa expressão, aquele lugar cheio de gente. Hoje a cidade é basicamente um lugar cheio de automóveis.

O automóvel é a personagem mais importante das cidades. Em São Paulo podemos dizer que os carros votam e podem decidir uma eleição. Existem mais motoristas que cidadãos por aqui, sem dúvida.

Estacionar um objeto de aço movido a combustão, comprado em 36 vezes no super-feirão por 57 salários mínimos, no espaço mantido com dinheiro público só pode ter se tornado natural numa sociedade na qual o carro tem poderes de super-cidadão.

rita sesc carmo
Direitos Reservados: Rita, São Paulo, 2006. Realizado para Mostra SESC de Arte. Pintura em parade 8 x 2m, em Base-V

Escapamentos cheiram bem, moradores de rua, mal
Na cidade dos automóveis dormir no espaço público dá em borrachada e bicudas no estômago por parte dos monopolizadores do uso da violência, chacinas na calada da noite por parte dos utilizadores da violência que contam com a conivência dos monopolizadores; já se seu patrimônio for furtado no espaço mantido por todos cidadãos, os monopolizadores do uso da violência farão um boletim de ocorrência e sua propriedade será procura na parte da cidade chamada de periferia.

Pagar um estacionamento nas grandes cidades é entendido como o preço pela segurança de não ver sua propriedade na mão de um usurpador de bens privados. É preciso pagar para fugir da cidade que se utiliza. Usar e abusar, invadir o espaço de todos e deixar o rastro de poluição para trás, é a lei. A idéia de que um bem privado deve pagar para ocupar um espaço público ou então pagar um serviço privado de estacionamento, do mesmo modo que se paga um armazém para estocar produtos, não passa pela cabeça da maioria dos motoristas.

vaga verde
Vaga Verde em Belo Horizonte, parte da mobilização da Jornada “Na Cidade Sem Meu Carro”, em Rua Viva

Technorati tags: carro, transporte

Written by panopticosp

fevereiro 2, 2007 às 20:19

Publicado em transporte

Tagged with , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Muito bom!

    Felipe A

    janeiro 23, 2010 at 23:34


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: