Panóptico

Kassab faz piada com tragédia do metrô

leave a comment »

O programa Planeta Cidade faz campanhas publicitárias disfarçadas de reportagens, assim como outros programas veiculados pela TV Cultura.

Ontem foi a vez do apresentador Cesar Giobbi, colunista de fofocas do Estadão, fazer campanha para a Prefeitura de São Paulo, foi conhecer o Expresso Tiradente (ex-fura-fila) com o prefeito da cidade, Gilberto Kassab (PFL) e o Secretário dos Transportes, Frederico Bussinger. O apresentador, claro, não fez se quer uma pergunta decente, ficou no “que bonito”, “venha conhecer” e fechou a “reportagem” com um “senhoras e senhores, Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo”, mas o prefeito e seu secretário conseguiram estragar a própria publicidade.

A certa altura, tamanha a falta de assunto do apresentador-publicitário, o secretário diz que há diversos motéis no trecho do Expresso Tiradentes , o prefeito então emenda “Tem aquele motel ao lado do buraco do acidente do metrô que, quando veio o estrondo, imagina a zoeira que foi! Todo mundo saindo dos quartos…”

A frase, dita por qualquer pessoa seria considerada de péssimo gosto por qualquer um, dita pelo prefeito da cidade num canal de TV pública, é no mínimo ofensivo e desrespeitoso. Exige, portanto, retratação imediata.

A frase ilustra bem como os governantes (de São Paulo e em geral) vêem seu eleitorado. A brincadeira do prefeito trata de tragédia extraordinária, na qual sete pessoas morreram; sobre as tragédias diárias dos cidadãos, os tratamentos todos conhecemos.

O tratamento da prefeitura e o governo do estado, durante todo o caso do acidente da estação Pinheiros, foi desrespeitoso, omisso, ineficiente e preconceituoso. O gerente da cooperativa da van soterrada declarou que ao relatar ao secretário que a van estava desaparecida há horas e que a rua Capri era sua rota, este disse que o motorista e o cobrador deviam estar “tomando um cafezinho”. Nem prefeitura nem governo forneceram assistência aos parentes das vítimas em tempo, foi a cooperativa da van que estacionou um microônibus para eles dormirem, levou comida e deu amparo. A prefeitura nada fez na ocasião, um mês depois faz piada da tragédia alheia.

Kassab desdenha da tragédia do metrô, vídeo, reportagem programa Planeta Cidade, TV Cultura

Parentes se desperam ao ver que carros do IML e não receber informações; Serra e Kassab saem correndo em meio a confusão, reportagem de TV

Oito motivos para Serra rever o contrato da linha 4
, Paulo Henrique Amorim

O apagão das empreiteiras
, Elio Gaspari (exclusivo p/ assinantes da FSP)

Technorati tags: metrô

Written by panopticosp

janeiro 31, 2007 às 13:38

Publicado em política, transporte

Tagged with ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: