Panóptico

Tédio constante

leave a comment »

“minha infelicidade com o presente é que tenho inveja do passado”. Mas é igualmente imediato considerar essa falta de infância como falta de mundo, isto é, que a experiência da perda em relação à infância é sintomática de uma perda de mundo. Confundindo as duas, insistimos — como faz a criança — em ser entretidos, em ter nossa atenção constantemente atraída por algo “interessante”. Recusamo-nos a aceitar que temos de abandonar pouco a pouco o mundo mágico da infância, no qual tanta coisa é nova e excitante. Mais uma vez, estamos suspensos em algum ponto entre a infância e a maturidade, numa eterna adolescência – uma adolescência recheada de tédio.

Os comentários de Marcelo Coelho sobre o livro Filosofia do Tédio, de Lars Svendsen, tem muito a ver com os comentários sobre “entrerimento costante” postado neste espaço

O mundo dos acessórios Hello Kitty, festas infantis, textos minados e relações amorosas padrão-mangá-for-kids é doente.

Parte considerável deste material infantil disponível hoje se esconde sob a denominação “temática feminina”, que é a reunião do ralo, superfluo, infantil e inútil produzido pela sociedade, devidamente selecionado de acordo com perfis de poder aquisitivo, vida diária e interesses pessoais, embrulhado com estampas coloridas dos desejos de glamour e sucesso.

Quando garotas de 30 anos disputam espaço nas bancas de muamba atrás da Hello Kitty é sinal de que as coisas vão mal, quando seriados de TV ocupam as noites de jovens que deveriam estar causando problemas por aí, as coisas vão muito mal, quando seriados como Sex and the City e Desesperate housewives são os seriados mais adultos oferecidos sobre tal temática feminina a coisa é realmente desesperadora.

Sobre a temática masculina há pouco o que comentar. É infantil, pois é sem educação, gruta, birrenta e sem criatividade, é a adulta aí nesse ponto, não muda, não descobre, rejeita o novo, consegue se manter exitada numa enfadonha rotina. Ao menos as mulheres, vez ou outra, quando não há com o que se entreter, tombam .

Technorati tags: tédio

Written by panopticosp

janeiro 23, 2007 às 13:25

Publicado em mídia

Tagged with ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: